O Valor do Intangível em Instituições de Ensino Superior: um enfoque no capital humano
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Palavras-chave

Capital humano. Capital intelectual. Instituições de ensino superior (IES).

Como Citar

Moura, S. F., Ferreira, F. N. H., Sousa, J. L. R. de, & Ponte, V. M. R. (2007). O Valor do Intangível em Instituições de Ensino Superior: um enfoque no capital humano. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 7(18), 60–71. https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i18.45

Resumo

No atual cenário competitivo, as Instituições de Ensino Superior (IES) buscam acirradamente manter seu lugar no mercado. Nesse contexto, entende-se que o corpo docente deve ser cada vez mais valorizado, verificando-se a alocação de recursos relevantes em ativos intangíveis. Assim, é natural que as organizações comecem a desenvolver políticas de gestão do Capital Intelectual, mais especificamente do seu Capital Humano. Assim, decidiu-se pela elaboração de pesquisa com o objetivo de realizar levantamento sobre a gestão do Capital Humano nas IES públicas e privadas localizadas em Fortaleza. Esta pesquisa tem natureza qualitativa, e é tipificada como exploratória descritiva, iniciando-se por uma pesquisa do tipo desk research, seguida de uma pesquisa do tipo survey, com entrevista e aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstram a unanimidade dos gestores das IES quanto à importância de investimentos no Capital Humano, bem como a necessidade de um método que aponte o retorno dos investimentos. Apesar dessa realidade, as atuais políticas das IES ainda não contemplam ações concretas voltadas para a definição de critérios que viabilizem o gerenciamento do Capital Humano.

Palavras-chave: Capital humano. Capital intelectual. Instituições de ensino superior (IES).

https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i18.45
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