Resumo
No atual cenário competitivo, as Instituições de Ensino Superior (IES) buscam acirradamente manter seu lugar no mercado. Nesse contexto, entende-se que o corpo docente deve ser cada vez mais valorizado, verificando-se a alocação de recursos relevantes em ativos intangíveis. Assim, é natural que as organizações comecem a desenvolver políticas de gestão do Capital Intelectual, mais especificamente do seu Capital Humano. Assim, decidiu-se pela elaboração de pesquisa com o objetivo de realizar levantamento sobre a gestão do Capital Humano nas IES públicas e privadas localizadas em Fortaleza. Esta pesquisa tem natureza qualitativa, e é tipificada como exploratória descritiva, iniciando-se por uma pesquisa do tipo desk research, seguida de uma pesquisa do tipo survey, com entrevista e aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstram a unanimidade dos gestores das IES quanto à importância de investimentos no Capital Humano, bem como a necessidade de um método que aponte o retorno dos investimentos. Apesar dessa realidade, as atuais políticas das IES ainda não contemplam ações concretas voltadas para a definição de critérios que viabilizem o gerenciamento do Capital Humano.
Palavras-chave: Capital humano. Capital intelectual. Instituições de ensino superior (IES).
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.