A Estratégia em Relacionamentos Coopetitivos: um estudo do arranjo produtivo de Nova Serrana
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Palavras-chave

Coopetição. Relacionamentos. Competição.

Como Citar

Leite, R. S., Lopes, H. E. G., & Silva, S. A. D. (2009). A Estratégia em Relacionamentos Coopetitivos: um estudo do arranjo produtivo de Nova Serrana. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 11(30), 65–78. https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i30.439

Resumo

Tradicionalmente, a literatura gerencial aborda os efeitos de relacionamentos competitivos ou colaborativos na estratégia organizacional. Entretanto, recentemente, verifica-se o crescimento de uma terceira abordagem, na qual um mesmo relacionamento pode integrar rivalidade e parceria entre concorrentes. Este estudo tem por finalidade fornecer subsídios para essa discussão. Para isso, foi adotado um delineamento qualitativo de pesquisa, no qual foram entrevistados os empresários do arranjo produtivo calçadista de Nova Serrana. Com isso, foram identificados os aspectos que levam as empresas da cidade a adotarem uma postura colaborativa ou competitiva em seus relacionamentos.

Palavras-chave: Coopetição. Relacionamentos. Competição.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i30.439
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