Resumo
Objetivo – Este estudo teve como objetivo investigar se a inovação gerencial e as práticas de gestão de pessoas orientadas à inovação atuam como antecedentes de perfis de comprometimento organizacional.
Referencial teórico – Para a investigação do comprometimento organizacional, utilizaram-se o modelo de três componentes (MTC) (Meyer & Allen, 1991) e a abordagem de perfis de comprometimento (Meyer, Stanley & Parfyonova, 2012). Para a investigação da inovação gerencial e práticas de gestão de pessoas orientadas à inovação, consideraram-se as contribuições de Laursen e Foss (2011) e Lopes (2017), além de outros estudos da literatura nacional e internacional.
Metodologia – Trata-se de uma pesquisa quantitativa, explicativa e de campo, que utilizou um questionário sociodemográfico e escalas Likert, com amostra de 470 trabalhadores. O campo de pesquisa consistiu em duas universidades federais, em dez campi, localizadas no nordeste brasileiro. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva, a análise fatorial exploratória, a análise de perfil latente e regressões logísticas binárias.
Resultados – Identificaram-se quatro perfis de comprometimento organizacional: fortemente descomprometido; moderadamente comprometido; comprometido; e descomprometido. apenas as práticas de delegação e incentivos tangíveis e intangíveis atuaram como antecedentes para determinados perfis.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – As principais contribuições teóricas foram: o delineamento de perfis de comprometimento organizacional e o destaque das práticas de gestão de pessoas orientadas à inovação com poder preditivo em relação a tais perfis, o que pode sugerir, para a gestão, o fortalecimento de práticas orientadas à inovação que promovam o comprometimento dos trabalhadores nas universidades públicas.
Contribuições – A originalidade da pesquisa consiste em abordar perfis de comprometimento organizacional, articulando-os à inovação gerencial e práticas de gestão de pessoas orientadas à inovação, que busca contribuir para o preenchimento de lacunas de pesquisa em nível nacional.
Palavras-chave – Perfis de comprometimento organizacional, inovação gerencial, práticas de gestão de pessoas orientadas à inovação.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.