Trade Credit Management and Information Asymmetry in Small and Medium-sized Businesses in An Emerging Market
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Como Citar

Mendes da Silva, W., & Araujo Ermel, M. . (2022). Trade Credit Management and Information Asymmetry in Small and Medium-sized Businesses in An Emerging Market. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 24(4). https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i4.4201

Resumo

Objetivo – Este estudo explora as condições de crédito comercial por meio de seu potencial para reduzir a assimetria da informação entre compradores e vendedores em um contexto de mercado emergente.
Referencial teórico – A linha teórica testada empiricamente neste artigo concentra-se na assimetria da informação entre empresas vendedoras e seus clientes compradores.
Metodologia – Com base em pesquisa (survey) com os CFOs de mais de 300 PMEs que atuam no Brasil, usamos regressões lineares e logit para testar nossas hipóteses.
Resultados – Os resultados apontam para evidências de uma variação considerável nas políticas e práticas, e para o fato de que parte da variação pode ser explicada em função das características da empresa. Identifica-se, ainda, sustentação para uma
série de hipóteses baseadas em argumentos sobre formas de resolver a assimetria da informação entre compradores e vendedores, bem como a discriminação de preços.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – Os empreendedores podem se beneficiar dos resultados deste estudo para gerenciar a assimetria da informação, além de estabelecer adequadamente os prazos de crédito.
Contribuições – O período de crédito permite que os compradores reduzam as incertezas quanto à qualidade do produto antes de efetuarem o pagamento e que os vendedores resolvam quaisquer incertezas que possam ter sobre as intenções de pagamento do comprador. Esse fenômeno, no entanto, é sensível a questões do ambiente institucional e, segundo evidências empíricas, pouco se sabe sobre as pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam em mercados emergentes, que se caracterizam por sua incerteza e assimetria da informação.
Palavras-chave: Pequenas empresas, crédito comercial, mercados emergentes, incerteza, gestão financeira.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i4.4201
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