Cost Behavior in Local Governments from the Theory of Public Finance Perspective
pdf (English)
pdf

Como Citar

Vieira Fabre, V., & Borgert, A. (2022). Cost Behavior in Local Governments from the Theory of Public Finance Perspective. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 24(4). https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i4.4198

Resumo

Objetivo – Esta pesquisa analisou de forma inédita o comportamento dos custos nos governos locais, visto que a literatura atual é incipiente e o fenômeno cost stickiness ainda gera dúvidas sobre sua aplicação ao setor público puro.
Referencial teórico – O estudo aborda os cost stickiness sob a ótica da teoria das finanças públicas.
Metodologia – É uma pesquisa inédita, exploratória, que utiliza estatística robusta de regressão de dados em painel. Analisaram-se 295 governos locais no sul do Brasil ao longo de um período de 16 anos, resultando em 141.600 observações.
Resultados – Todos os 32 modelos analisados apresentaram comportamento assimétrico de custos públicos, com 75% sendo caracterizados como cost stickiness (47%, sticky, e 28%, anti-sticky) e 25% como reverse cost (um novo fenômeno identificado, típico do setor público, mas que pode ocorrer no setor privado).
Implicações práticas e sociais da pesquisa – As principais contribuições teóricas e práticas são: I) comprovação de que a abordagem contemporânea do comportamento dos custos se aplica ao setor público puro; II) comprovação de que o equilíbrio orçamentário, preceito fundamental da TFP, não se aplica na prática; e III) identificação de um novo fenômeno, que amplia a classificação teórica do comportamento dos custos consolidada na abordagem contábil contemporânea, que pode auxiliar os gestores no planejamento das ações públicas.
Contribuições – A principal contribuição é a identificação de um novo fenômeno, denominado reverse cost, ampliando a classificação teórica do comportamento dos custos consolidada na abordagem contábil contemporânea.
Palavras-chave: Comportamento do custo, cost stickiness, reverse cost, assimetria de custos, custos governamentais.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i4.4198
pdf (English)
pdf

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.