As estratégias da Visão Baseada em Recursos Naturais são lucrativas? Um estudo longitudinal do Índice de Sustentabilidade Empresarial brasileiro
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Como Citar

Almada, L., Simões Guimarães e Borges, R., & Pérez Ferreira, B. (2022). As estratégias da Visão Baseada em Recursos Naturais são lucrativas? Um estudo longitudinal do Índice de Sustentabilidade Empresarial brasileiro. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 24(3). https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i3.4185

Resumo

Objetivo – O objetivo desta pesquisa é analisar se as estratégias da Visão Baseada
em Recursos Naturais (NRBV) influenciam o desempenho financeiro, representado
pelo valor de mercado no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa
de Valores brasileira (B3).
Referencial teórico – A NRBV prevê três estratégias verdes para alcançar uma
vantagem competitiva sustentável: prevenção da poluição, gestão de produtos
e desenvolvimento sustentável. Muitos estudos testaram uma ou duas dessas
estratégias. Testamos se todas as três estratégias estão relacionadas ao desempenho
financeiro das empresas do ISE.
Metodologia – Coletamos cinco anos de dados de 18 empresas que compõem o
ISE e empregamos a análise de dados em painel neste estudo longitudinal.
Resultados – Todas as três estratégias da NRBV estão relacionadas ao valor de
mercado das empresas de diferentes formas. Os resultados divergem da literatura
atual, pois encontramos ligações positivas e negativas entre estratégias ambientais
e desempenho financeiro.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – Este estudo contribui com
resultados empíricos da B3 para analisar o ISE utilizando a abordagem NRBV
como fundamentação teórica. Isso sugere que nem todas as iniciativas ambientais
aumentam o valor de mercado das empresas, pois algumas ações podem acabar
levando ao resultado oposto. Os investidores e a sociedade em geral têm o direito de saber como as empresas implementam estratégias sustentáveis que vão além das exigidas por lei.
Contribuições – A grande contribuição deste estudo é abordar todas as três
estratégias da NRBV para investigar se vale a pena ser verde em termos de valor de
mercado, analisando as organizações brasileiras sustentáveis que compõem o ISE.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i3.4185
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