O Impacto das Pressões Institucionais na Adoção e Manutenção do E-Commerce em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) Brasileiras
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Como Citar

Adriano de Sousa, H., Klein, L., & Bernardes Voese, S. (2022). O Impacto das Pressões Institucionais na Adoção e Manutenção do E-Commerce em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) Brasileiras. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 24(2). Recuperado de https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4174

Resumo

Objetivo – O estudo tem como objetivo verificar o impacto das pressões institucionais na percepção de obstáculos e benefícios nas micro e pequenas empresas brasileiras quando da adoção e manutenção do e-commerce.


Referencial teórico – O estudo foi realizado com base nos preceitos da teoria
institucional, com foco na abordagem das pressões institucionais. Por fim, verificou
a orientação e a adaptação das ações das MPEs para o uso do e-commerce como
prática organizacional.


Metodologia – O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa envolvendo 120
gestores de empresas que utilizam o e-commerce. A pesquisa era composta por 28
questões referentes a pressões, benefícios e obstáculos institucionais percebidos pelos
gestores, além de aspectos relacionados à adoção e manutenção do e-commerce. A
modelagem de equações estruturais foi utilizada para a análise dos dados.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – O resultado deste estudo mostrou
que as pressões institucionais miméticas e normativas propiciam a percepção de
benefícios e auxiliam na superação de obstáculos relativos ao e-commerce, obrigando as empresas a adotarem e aprimorarem essa modalidade de negócio. Por outro lado, as pressões coercitivas não estavam associadas à percepção de benefícios, mas atenuaram a percepção de obstáculos, o que sugere que as pressões coercitivas são motivadas de acordo com o contexto local do qual fazem parte.


Contribuições – Há um aumento no debate em torno da teoria institucional, e
é possível verificar que as pressões institucionais influenciam as MPEs a adotarem e manterem novas formas de negócios online. Assim, os resultados orientam o desenvolvimento de estratégias por parte da gestão utilizando as tecnologias digitais como ferramentas que permitem a competição.


Palavras-chave: E-commerce, MPEs, adoção e manutenção, pressões institucionais,
obstáculos e benefícios.

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