Resumo
Um grande número de abordagens divulgadas na literatura tem incidido sobre a análise de empresas de transportes e de sistemas de transportes. No entanto, é importante para os agentes de decisão a disponibilidade de medidas de desempenho desagregadas. Este trabalho pretende apresentar uma metodologia para a avaliação do desempenho entre corredores (linhas). Dado que o desempenho de uma linha deve ser comparado com o de linhas operando em ambientes semelhantes, é proposta uma classificação de 78 linhas que integram a rede de transporte público urbano da cidade do Porto. Esta classificação é realizada tendo por base variáveis físicas, de procura e de oferta, e com recurso a técnicas de análise classificatória. Concluí-se que os grupos obtidos podem ser organizados e associados a diferentes níveis de desempenho financeiro. Antecipa-se que esta avaliação de desempenho desagregado possa fornecer aos agentes de decisão informação operacional para a melhoria da rede de transportes.
Palavras-chave: Análise classificatória. Planejamento de transportes. Transporte público urbano. Desempenho.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.