Cultura Nacional e Responsabilidade Social Corporativa
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Como Citar

Koprowski, S., Mazzioni, S. ., Dal Magro, C. B., & Silva da Rosa, F. (2021). Cultura Nacional e Responsabilidade Social Corporativa. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(3). https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i3.4115

Resumo

Objetivo – Analisar se as dimensões culturais de país influenciam o desempenho em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das empresas.

Referencial teórico – O estudo utiliza as dimensões culturais de Hofstede e a Teoria dos Stakeholders como base teórica.

Metodologia – O estudo utilizou o método de regressão linear múltipla para analisar os dados de uma amostra com 4.598 empresas de 41 países. A coleta dos dados foi realizada nos sites CSRHub, Geert Hofstede, Transparência Internacional e Thomson Reuters.

Resultados – Os achados indicam que as diferenças nas dimensões culturais dos países influenciam as atividades empresariais de RSC. Mais especificamente, empresas localizadas em países com cultura de i) maior distância do poder; ii) maior individualismo; iii) maior feminilidade; iv) menor aversão à incerteza; e v) maior orientação a longo prazo apresentam maiores desempenhos em RSC.

Implicações práticas e sociais da pesquisa – O conhecimento prévio da expectativa de engajamento em RSC de acordo com a cultura do país pode auxiliar na formulação de estratégias de empresas que almejam expandir seus negócios para países distintos daquele de sua origem, possibilitando atender às diversas partes interessadas e melhorar a competição em relação a suas concorrentes domésticas.

Contribuições – A cultura do país pode determinar se os stakeholders estão interessados em práticas de RSC.

Palavras-chave – Dimensões culturais; Hofstede; desempenho em RSC.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i3.4115
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