Resumo
Objetivo: O número de produtos alimentícios, que contêm alegações nutricionais ou de saúde, como adição de cálcio para ossos mais fortes, tem vindo a aumentar. Nesse sentido, pretendemos entender qual a percepção dos consumidores em relação a produtos considerados mais saudáveis e conhecer de que forma essas percepções afetam suas intenções de compra.
Referencial teórico: Tendo por base a teoria da percepção do consumidor e a forma como o consumidor processa e interpreta a informação, procuramos entender melhor o comportamento do consumidor em relação ao uso, na comunicação de marketing, de alegações nutricionais.
Metodologia: Foi conduzida uma pesquisa por meio de um questionário online, tendo-se obtido respostas de 477 consumidores portugueses.
Resultados: De acordo com os resultados obtidos, as características mais relevantes no momento de compra de produtos alimentícios são o preço e o sabor. No
entanto, a adição de uma alegação pode fazer aumentar a intenção de compra.
Implicações práticas e sociais da pesquisa: Os motivos que sustentam as novas ofertas das indústrias alimentícias prendem-se à crescente procura dos indivíduos por soluções que melhorem seu estado de saúde, que tem se degradado em razão de fatores como o sedentarismo, a maior longevidade e uma pior alimentação em termos nutricionais. É importante conhecer
se essas alegações se traduzem em efetivas mudanças de comportamento
de compra.
Contribuições: Esses resultados permitem concluir que as alegações são importantes nas escolhas alimentares dos portugueses que responderam àpesquisa, menos afeitos ao “light” e “magro”. Portanto, quando se trata de usar alegações na comunicação, em
Portugal é sempre preferível usar uma abordagem direta, transparente e rigorosa, sob pena de o consumidor não ser induzido à compra.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, alegações nutricionais, alegações de saúde, alimentação, percepção de saúde
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