Resumo
Promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam ao profissional contábil ingressar no mercado de trabalho com condições de atender às necessidades dos diversos usuários da informação contábil, dentro de um contexto globalizado, é a principal responsabilidade das disciplinas dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, entre elas, a Contabilidade Internacional. A proposta deste artigo é analisar o impacto, na formação do aluno, da inserção da disciplina Contabilidade Internacional na estrutura curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Foi aplicado um questionário a alunos de último ano de duas instituições de ensino – uma que oferece a disciplina e outra que não oferece – o que permitiu testar a hipótese de que existe diferença significativa entre aqueles que cursam ou cursaram a disciplina e aqueles que não a cursaram, no que concerne à percepção dos alunos sobre seus conhecimentos, habilidades e competências para lidar com as questões internacionais. Considerando a carência de estudos nacionais nessa área e a atualidade do tema, o presente artigo, ainda que de caráter exploratório, poderá estimular pesquisas futuras, facilitando a construção de hipóteses; bem como contribuir na criação e revisão dos currículos de cursos de graduação em Ciências Contábeis, incentivando os responsáveis - órgãos governamentais e instituições de ensino - a repensar a formação do profissional contábil no Brasil.
Palavras-chave: Contabilidade internacional. Educação profissional. Conhecimentos e habilidades.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.