Conhecimentos e Habilidades para Atuar no Ambiente Internacional de Negócios: a relevância do ensino de contabilidade internacional na percepção de alunos do curso de graduação em ciências contábeis
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Contabilidade internacional. Educação profissional. Conhecimentos e habilidades.

Como Citar

Weffort, E. F. J., Vanzo, G. F. dos S., & Oliveira, A. B. S. (2007). Conhecimentos e Habilidades para Atuar no Ambiente Internacional de Negócios: a relevância do ensino de contabilidade internacional na percepção de alunos do curso de graduação em ciências contábeis. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 7(18), 7–20. https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i18.41

Resumo

Promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam ao profissional contábil ingressar no mercado de trabalho com condições de atender às necessidades dos diversos usuários da informação contábil, dentro de um contexto globalizado, é a principal responsabilidade das disciplinas dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, entre elas, a Contabilidade Internacional. A proposta deste artigo é analisar o impacto, na formação do aluno, da inserção da disciplina Contabilidade Internacional na estrutura curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Foi aplicado um questionário a alunos de último ano de duas instituições de ensino – uma que oferece a disciplina e outra que não oferece – o que permitiu testar a hipótese de que existe diferença significativa entre aqueles que cursam ou cursaram a disciplina e aqueles que não a cursaram, no que concerne à percepção dos alunos sobre seus conhecimentos, habilidades e competências para lidar com as questões internacionais. Considerando a carência de estudos nacionais nessa área e a atualidade do tema, o presente artigo, ainda que de caráter exploratório, poderá estimular pesquisas futuras, facilitando a construção de hipóteses; bem como contribuir na criação e revisão dos currículos de cursos de graduação em Ciências Contábeis, incentivando os responsáveis - órgãos governamentais e instituições de ensino - a repensar a formação do profissional contábil no Brasil.

Palavras-chave: Contabilidade internacional. Educação profissional. Conhecimentos e habilidades.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i18.41
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.