Resumo
Objetivo – Um dos desafios do mundo dos negócios é maximizar a eficácia e o desempenho de uma empresa. Este estudo propõe que a combinação certa de pessoas (com abertura para a mudança e valores de autotranscedência) e processos (effectuation, ou efetuação) resultaria em comportamento e desempenho inovadores por parte da empresa.
Referencial teórico – O processo de efetuação tem se mostrado útil na promoção da inovação, especialmente entre pequenas empresas cujos recursos são escassos. Essa relação também é verdadeira em grandes empresas, embora estas tenham mais recursos e operem em um ambiente relativamente estável.
Metodologia – Usando uma abordagem de amostragem de bola de neve, um total de 206 questionários preenchidos foram coletados online de funcionários envolvidos na tomada de decisões e processos de trabalho inovadores em empresas multinacionais de Selangor, Malásia. O PLS-SEM foi usado para analisar os dados.
Resultados – Descobriu-se que as pessoas certas (que estão abertas à mudança ou são auto transcendentes) combinadas com o processo certo (efetuação) eram preditoras positivas do comportamento inovador e do desempenho da empresa. A efetuação e o comportamento inovador também mediaram as relações entre os valores individuais e o desempenho da empresa, sugerindo que pessoas e processos devem coexistir para melhorar esse desempenho.
Implicações práticas e sociais da pesquisa – A efetuação é pouco praticada nas grandes empresas. Portanto, sugerimos que as grandes empresas incentivem o uso da efetuação por meio de treinamento. Como a prática é mais bem recebida por indivíduos abertos à mudança e auto transcendentes, esses valores também podem ser usados como critérios de contratação.
Contribuições – Este estudo contribui para a literatura ao analisar os papéis das pessoas e dos processos na otimização do desempenho da empresa, e ao identificar a efetuação e o comportamento inovador como mecanismos que vinculam os valores individuais a este desempenho.
Palavras-chave – Tomada de decisão baseada na efetuação; desempenho da empresa, valores individuais, comportamento inovador, empresas multinacionais (EMNs).
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.