Resumo
Objetivo – Este estudo tem como objetivo investigar a influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade.
Metodologia – A coleta de dados foi realizada por meio de questionários visando medir a capacidade cognitiva de 1.064 estudantes e profissionais de contabilidade brasileiros utilizando o teste de reflexão cognitiva. Para realizar a análise, utilizamos o teste t de Student, análise de variância, correlações e regressões.
Resultados – Nossos resultados iniciais indicam que a capacidade cognitiva apenas influencia a incidência dos vieses da insensibilidade à taxa básica e da ilusão de validade, indicando que quanto maior for a capacidade cognitiva, menor é a incidência desses vieses na tomada de decisão. Testes de robustez, no entanto, expandem essa influência aos vieses dos equívocos de chance e da falácia da regressão. Além disso, mostramos que há uma diferença de meios entre gênero, nível de escolaridade e região geográfica e os vieses da heurística da representatividade.
Contribuições – Este trabalho contribui para a literatura sobre contabilidade comportamental, considerando que, embora existam pesquisas sobre o tema, ainda não foi realizado nenhum estudo na área da contabilidade que envolva todos os vieses cognitivos de uma heurística em um único estudo.
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