Resumo
Objetivo – Neste artigo, investiga-se o que determina o fluxo de recursos financeiros para fundos de investimentos brasileiros.
Metodologia – O banco de dados utilizado consiste em um painel de fundos de ações brasileiros para o período entre janeiro de 2001 e abril de 2019. Primeiro, identifica-se a métrica de avaliação de fundos mais aderente ao fluxo de captação de recursos dos fundos. Em seguida, analisa-se como os resultados se alteram a depender do nível de sofisticação do investidor.
Resultados – Constata-se que investidores são mais atentos ao risco de mercado (beta) ao avaliar fundos e atribuem à habilidade do gestor (alfa) os retornos atrelados aos demais fatores de risco como tamanho, valor, momentum, iliquidez e risco de indústrias. O resultado é aderente ao observado para os EUA. Adicionalmente, é observado que investidores menos sofisticados demonstram ser mais sensíveis a todas as métricas de retorno passado, porém, ao decompor os alfas dos fundos em componente persistente e componente aleatório, evidencia-se que essa sensibilidade está concentrada no componente aleatório dos alfas.
Contribuições – Mensura-se a sensibilidade da captação de recursos dos fundos às diferentes métricas de desempenho, o que permite entender melhor os processos de decisão dos investidores. Ademais, de acordo com nosso conhecimento, é o primeiro trabalho a abordar o tema com dados fora dos Estados Unidos.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.