A importância do boca a boca positivo no consumo de serviços de lazer pela terceira idade
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Boca a boca
terceira idade
comportamento do consumidor
serviço
lazer.

Como Citar

Fontenla, J. C. E., & de Almeida, L. F. (2020). A importância do boca a boca positivo no consumo de serviços de lazer pela terceira idade. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(3), 750–780. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4073

Resumo

Objetivo – O presente estudo tem o objetivo de identificar por que o boca a boca positivo é importante no consumo de serviços de lazer pela terceira idade.

 

Metodologia – Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, entrevistas e diários em áudio, análise de conteúdo para o processamento de dados, o estudo investigou a faixa etária de consumidores entre 60 e 70 anos no Brasil.

 

Resultados – Os principais resultados indicaram que os fatores gerados pelo boca a boca positivo, como segurança, engajamento, alívio, obtenção de conhecimento, rede social, confiança, expectativa positiva e entusiasmo, parecem ser fortes e são fundamentais para o processo de decisão de compras pelos consumidores da terceira idade. Também foi encontrado um nexo significativo entre a relevância do boca a boca positivo e o fato de o boca a boca positivo ser enviado por pessoas próximas do receptor.

 

Contribuições – Este trabalho contribui com a literatura anterior por meio de uma melhor compreensão dos fatores gerados pelo boca a boca positivo nos consumidores da terceira idade. Empresas e governos podem ajudar seus consumidores idosos a simplificar as escolhas e a motivar as decisões dos consumidores, bem como envolvê-los na gestão do relacionamento e no atendimento direcionado.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4073
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.