O efeito da comunicação sobre a legitimidade e o desempenho das organizações
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Palavras-chave

Comunicação
legitimidade
desempenho
ator
hospitais

Como Citar

Prado-Roman, C., Diez-Martin, F., & Blanco-Gonzalez, A. (2020). O efeito da comunicação sobre a legitimidade e o desempenho das organizações. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(3), 565–581. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4071

Resumo

Objetivo – O objetivo desta pesquisa é examinar o efeito da comunicação na legitimidade e no desempenho das organizações. A estrutura da pesquisa foi construída com base na teoria institucional.

 

Metodologia – Os dados foram coletados em 613 questionários de pacientes e profissionais de saúde de hospitais públicos de Madri (Espanha) e analisados por meio da modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Os questionários eram anônimos. Não foram solicitados dados de identificação ou dados biomédicos.

 

Resultados – Os resultados confirmam a existência de um efeito positivo entre comunicação e legitimidade organizacional. Eles também apontam que o efeito produzido pela comunicação no desempenho organizacional é consideravelmente maior do que aquele produzido pela legitimidade organizacional. Os resultados fornecem novos conhecimentos sobre a comunicação como um precedente da legitimidade organizacional. Do ponto de vista prático, a pesquisa apresenta ideias sobre como os gestores de hospitais podem melhorar seu desempenho por meio do gerenciamento da comunicação e da legitimidade organizacional.

 

Contribuições – Novas evidências dos efeitos da comunicação sobre a legitimidade e o desempenho das organizações são fornecidas. Além disso, o efeito e a relevância preditiva da legitimidade no desempenho das organizações são identificados.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4071
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