Resumo
Objetivo – Estudar os impactos das eleições e processos de sucessão nas ações das empresas estatais.
Metodologia – Por meio de eventos de estudo, investigamos longitudinalmente os impactos de eventos políticos (eleições) e de processos de sucessão em ações de empresas estatais por mais de 20 anos. Também documentamos as mudanças no gerenciamento, mostrando que as estatais enfrentam maior rotatividade no gerenciamento do que seus pares privados. As cotações das ações foram obtidas na Economatica e dados empresariais e executivos foram recuperados na B3 e na CVM.
Resultados – Há um impacto, mas não geral, de eleições e processos de sucessão nas empresas estatais. Mais recentemente, os impactos aumentaram. A rotatividade de CEOs é maior nas empresas estatais do que em pares privados e as mudanças na gestão são maiores com as mudanças de poder.
Contribuições – Lançamos luz sobre fenômenos que acontecem com frequência no Brasil: sucessão de CEOs em empresas estatais e eventos políticos impactando empresas estatais.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.