Eleições e sucessão de CEOs em empresas estatais brasileiras
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Estatais
sucessão de CEOs
governança corporativa
estrutura acionária.

Cómo citar

Guimarães, S. F., & Silva, A. L. C. da. (2020). Eleições e sucessão de CEOs em empresas estatais brasileiras. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22, 462–481. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i0.4060

Resumen

 Objetivo – Estudar os impactos das eleições e processos de sucessão nas ações das empresas estatais.

 

Metodologia – Por meio de eventos de estudo, investigamos longitudinalmente os impactos de eventos políticos (eleições) e de processos de sucessão em ações de empresas estatais por mais de 20 anos. Também documentamos as mudanças no gerenciamento, mostrando que as estatais enfrentam maior rotatividade no gerenciamento do que seus pares privados. As cotações das ações foram obtidas na Economatica e dados empresariais e executivos foram recuperados na B3 e na CVM.

 

Resultados – Há um impacto, mas não geral, de eleições e processos de sucessão nas empresas estatais. Mais recentemente, os impactos aumentaram. A rotatividade de CEOs é maior nas empresas estatais do que em pares privados e as mudanças na gestão são maiores com as mudanças de poder.

 

Contribuições – Lançamos luz sobre fenômenos que acontecem com frequência no Brasil: sucessão de CEOs em empresas estatais e eventos políticos impactando empresas estatais.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i0.4060
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.