Capacidade de inovação dos clusters: entendimento da inovação de redes geográficas de negócios
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Palavras-chave

Clusters. Capacidade de inovação. Redes de negócios.

Como Citar

Bittencourt, B. A., Zen, A. C., & Prévot, F. (2019). Capacidade de inovação dos clusters: entendimento da inovação de redes geográficas de negócios. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21, 647–663. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i4.4016

Resumo

Objetivo – O presente artigo tem como objetivo explorar a inovação em redes geográficas de negócios e propor um modelo de capacidade de inovação dos clusters. A premissa é que a inovação é uma necessidade para as empresas e as relações entre elas são uma alternativa para que ela ocorra. Entre essas relações, destacam-se os clusters, com estudos mostrando que as empresas em clusters tendem a ser mais inovadoras.

 

Metodologia – Dessa forma, realizamos uma pesquisa exploratória com dois clusters: cluster emergente do Alto Camaquã, no Brasil, e cluster em crescimento de Sisteron, na França. Os casos foram analisados a partir de elementos previamente estabelecidos na literatura: contexto, estratégia coletiva, políticas públicas, comercialização, proatividade, relações externas, colaboração de transmissão, assimilação, transformação e aplicação de conhecimento, governança, infraestrutura, recursos financeiros e recursos humanos.

 

Resultados – Chegamos a um modelo de capacidade de inovação do cluster, composto pela gestão estratégica, relacionamento e aprendizado, desenvolvimento tecnológico e mercadológico e gestão operacional.

 

Contribuições – O modelo proposto é dinâmico, pois as capacidades variam em intensidade de acordo com o estágio de desenvolvimento do cluster e seu tempo de maturação.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i4.4016
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