Concentração geográfica de empresas e os recursos de relacionamento em nível horizontal
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Palavras-chave

Estratégias de cooperação. Relacionamento entre negócios. Cluster. Atlas.ti.

Como Citar

Moreira, V. F., Moraes, W. F. A. de M. F. A., Hervas-Oliver, J. L., & Laurentino, S. B. B. (2019). Concentração geográfica de empresas e os recursos de relacionamento em nível horizontal. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21, 706–721. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i4.4013

Resumo

Objetivo – Este estudo analisa como os recursos de relacionamento no nível horizontal colaboram com o processo de criação de valor de empresas produtoras e exportadoras de frutas geograficamente concentradas no Vale do Rio São Francisco, Brasil.

 

Metodologia – Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujas unidades de análise são as médias e grandes empresas produtoras e exportadoras de frutas e o cluster de frutas do Vale do Rio São Francisco, entendendo que ambos coevoluem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas junto a executivos das empresas, atores institucionais e da indústria de apoio; também foi realizada uma análise de documentos secundários, públicos e privados. Foi aplicada análise de conteúdo, com uso do software Atlas.ti, que permitiu uma valiosa sistematização dos achados.

 

Resultados – Os resultados revelam padrões particulares de colaboração que indicam as condições e contribuições advindas do estabelecimento de vínculos entre as empresas dentro do cluster e destacam as estratégias empresariais para criação de valor. Volumes significantes de demanda, especialmente aqueles direcionados ao mercado internacional, levam as empresas a estarem mais próximas em termos dos protocolos de produção e práticas empresariais. Esses aspectos favorecem a colaboração em um ambiente essencialmente competitivo. Participação em ambientes de cluster favorecem elos de cooperação ao prover acesso a transbordamento de conhecimento e, consequentemente, melhorando a competitividade individual e coletiva.

 

Contribuições – O estudo revela avanços na área de conhecimento por considerar o nível microeconômico da empresa dentro do cluster, também amplia as evidências empíricas nos relacionamentos organizacionais presentes em um cluster agrícola brasileiro.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i4.4013
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