Resumo
Objetivo – Este estudo analisa como os recursos de relacionamento no nível horizontal colaboram com o processo de criação de valor de empresas produtoras e exportadoras de frutas geograficamente concentradas no Vale do Rio São Francisco, Brasil.
Metodologia – Trata-se de um estudo de caso qualitativo, cujas unidades de análise são as médias e grandes empresas produtoras e exportadoras de frutas e o cluster de frutas do Vale do Rio São Francisco, entendendo que ambos coevoluem. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas junto a executivos das empresas, atores institucionais e da indústria de apoio; também foi realizada uma análise de documentos secundários, públicos e privados. Foi aplicada análise de conteúdo, com uso do software Atlas.ti, que permitiu uma valiosa sistematização dos achados.
Resultados – Os resultados revelam padrões particulares de colaboração que indicam as condições e contribuições advindas do estabelecimento de vínculos entre as empresas dentro do cluster e destacam as estratégias empresariais para criação de valor. Volumes significantes de demanda, especialmente aqueles direcionados ao mercado internacional, levam as empresas a estarem mais próximas em termos dos protocolos de produção e práticas empresariais. Esses aspectos favorecem a colaboração em um ambiente essencialmente competitivo. Participação em ambientes de cluster favorecem elos de cooperação ao prover acesso a transbordamento de conhecimento e, consequentemente, melhorando a competitividade individual e coletiva.
Contribuições – O estudo revela avanços na área de conhecimento por considerar o nível microeconômico da empresa dentro do cluster, também amplia as evidências empíricas nos relacionamentos organizacionais presentes em um cluster agrícola brasileiro.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.