Resumo
A empresa que desenvolve tecnologias de um modo sistemático defronta-se com uma diversidade de desafios para proteger e transferir suas invenções e inovações tecnológicas. O patenteamento e o licenciamento fazem aflorar diversas questões que devem ser tratadas estrategicamente, tais como selecionar os países para patentear suas invenções e as condições gerais para licencia-las. Este trabalho discute algumas dessas questões e apresenta um estudo de caso de uma empresa brasileira que começou a licenciar sua tecnologia. Esse fato é de extrema importância, pois transferência de tecnologia para as empresas de países em desenvolvimento sempre significou compra de tecnologia, daí porque são tão raros os textos sobre transferência de tecnologia nos quais empresas desses países comparecem como vendedoras de tecnologia.
Palavras-chave: Invenção. Inovação tecnológica. Gestão da inovação. Transferência de tecnologia. Patenteamento. Licenciamento.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.