Resumo
A análise dos processos organizacionais encaminham para a necessidade de posicionamento estratégico e a busca constante de vantagens competitivas. Uma das formas que encontraram ressonância no mercado como modelo de gestão que permite diferenciação e cooperação ao mesmo tempo é a de alianças estratégicas e entre as suas aplicações, as redes associativistas, usadas principalmente por pequenas organizações. Este artigo aborda os conceitos dessas modalidades, suas vantagens e desvantagens e apresenta o seu uso no varejo, especificamente na rede composta de pequenos varejistas na área de material de construção formada inicialmente na cidade de Maringá no Paraná e que de dez expandiu-se para outras cidades e estados, congregando atualmente 181 associados. O estudo desse caso permite verificar como o processo de formulação e reformulação organizacional se instala e que pontos positivos e negativos ocorrem nesse processo interno e nas relações de competição e competência com o mercado que dele advém.
Palavras-chave: Alianças. Redes. Associativismo. Cooperação. Processo.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.