A influência de instituições formais na internacionalização das empresas em um país emergente
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Palavras-chave

Instituições nas economias emergentes
instituições formais
ambiente institucional
teoria neo-institucional
estratégias competitivas de empresas multinacionais.

Como Citar

Marlon Monticelli, J., Vilasboas Calixto, C., Luís de Vasconcellos, S., & Lapuente Garrido, I. (2017). A influência de instituições formais na internacionalização das empresas em um país emergente. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(65), 358–374. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3040

Resumo

Objetivo – O objetivo deste estudo é utilizar a visão baseada em
instituições como o pano de fundo para uma investigação sobre como
as instituições formais influenciam os processos de internacionalização
das empresas de uma economia emergente.


Metodologia – Nosso estudo de caso é baseado em entrevistas
semiestruturadas com 21 representantes de instituições formais e
empresas do setor vinícola brasileiro.


Resultados – Notou-se que as instituições formais têm influências
positivas na internacionalização das vinícolas brasileiras por meio da
promoção do aprendizado, redes de relacionamento, inteligência sobre
mercados estrangeiros, redução de custos, internacionalização dos
processos do negócio e da imagem do país de origem como um produtor
de vinhos nos mercados internacionais e como um reconhecido
fornecedor para o mercado doméstico. Elas também têm influências
negativas, tais como burocracia excessiva, greves, criação de barreiras
legais para a comercialização com outros países, conhecimento técnico
insuficiente, altos impostos e favoritismo que beneficia os maiores
produtores de vinho do setor.


Contribuições – O trabalho encerra com sugestões para pesquisa futura
sobre como fenômenos tais como as estratégias de relacionamento
estabelecidas pelas vinícolas impactam a internacionalização e como
as decisões de natureza política tomadas pelas instituições formais
influenciam o setor vinícola, oferecendo uma nova perspectiva sobre
a internacionalização dessas empresas.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3040
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