A influência de instituições formais na internacionalização das empresas em um país emergente
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Instituições nas economias emergentes
instituições formais
ambiente institucional
teoria neo-institucional
estratégias competitivas de empresas multinacionais.

Cómo citar

Marlon Monticelli, J., Vilasboas Calixto, C., Luís de Vasconcellos, S., & Lapuente Garrido, I. (2017). A influência de instituições formais na internacionalização das empresas em um país emergente. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(65), 358–374. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3040

Resumen

Objetivo – O objetivo deste estudo é utilizar a visão baseada em
instituições como o pano de fundo para uma investigação sobre como
as instituições formais influenciam os processos de internacionalização
das empresas de uma economia emergente.


Metodologia – Nosso estudo de caso é baseado em entrevistas
semiestruturadas com 21 representantes de instituições formais e
empresas do setor vinícola brasileiro.


Resultados – Notou-se que as instituições formais têm influências
positivas na internacionalização das vinícolas brasileiras por meio da
promoção do aprendizado, redes de relacionamento, inteligência sobre
mercados estrangeiros, redução de custos, internacionalização dos
processos do negócio e da imagem do país de origem como um produtor
de vinhos nos mercados internacionais e como um reconhecido
fornecedor para o mercado doméstico. Elas também têm influências
negativas, tais como burocracia excessiva, greves, criação de barreiras
legais para a comercialização com outros países, conhecimento técnico
insuficiente, altos impostos e favoritismo que beneficia os maiores
produtores de vinho do setor.


Contribuições – O trabalho encerra com sugestões para pesquisa futura
sobre como fenômenos tais como as estratégias de relacionamento
estabelecidas pelas vinícolas impactam a internacionalização e como
as decisões de natureza política tomadas pelas instituições formais
influenciam o setor vinícola, oferecendo uma nova perspectiva sobre
a internacionalização dessas empresas.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3040
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.