Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os processos de transferência e de transferência reversa de conhecimento após aquisições internacionais feitas por empresas multinacionais brasileiras. Por transferência reversa se entende o processo de transferência de conhecimento da empresa adquirida para a adquirente. Para isso foi realizado um estudo de caso sobre a aquisição do grupo Perez Companc na Argentina pela Petrobras. A pesquisa é de natureza qualitativa. Foram levantados dados primários e realizadas entrevistas com oito gestores da alta gerência da área internacional da Petrobras. Após o primeiro momento de integração, relatado como conflituoso, houve uma melhor integração das empresas principalmente nas áreas técnicas das atividades petrolíferas. O porte da Perez Companc, seu escopo de atuação (empresa de energia, não apenas petrolífera) e o tempo decorrido foram fatores críticos para a transferência de best practices entre as empresas. As expatriações de funcionários são percebidas como uma ferramenta-chave, assim como visitas técnicas, para a transferência de conhecimento. Uma contribuição adicional do trabalho está em apresentar resultados de pesquisa sobre o processo de transferência e de transferência reversa de conhecimento em empresas multinacionais brasileiras, uma vez que a maior parte dos estudos sobre o tema foca os motivadores e desafios acerca desses processos.
Palavras-chave: Petrobras. Internacionalização.Transferência e transferência reversa de conhecimento.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.