Educação Corporativa e o Papel do Chief Learning Officer
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Palavras-chave

Educação corporativa. Universidade corporativa. Chief learning officer.

Como Citar

Hourneaux Junior, F., Eboli, M. P., & Martins, E. C. (2008). Educação Corporativa e o Papel do Chief Learning Officer. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 10(27), 105–117. https://doi.org/10.7819/rbgn.v10i27.278

Resumo

O artigo pretende discutir, baseado em resultados de pesquisa realizada pelos autores, um quadro geral com relação às características, papéis e responsabilidades daqueles que seriam os responsáveis pelos Sistemas de Educação Corporativa em organizações de diferentes setores atuantes no Brasil. Tal análise é feita de forma a se comparar o que há na literatura disponível sobre o tema, pretendendo dar indícios de como as organizações brasileiras têm lidado com a difícil tarefa de desenvolver as competências de seus colaboradores. Destaca-se o papel (ou a falta dele) do Chief Learning Officer, supostamente o responsável pela condução dos processos de desenvolvimento de pessoas em uma dada organização, percebendo-se que ainda não se trata de um conceito claro e unânime, tanto em termos das funções a serem realizadas, quanto da importância estratégica atribuída àquele que seria o responsável pela sua execução. A pesquisa realizada é de cunho exploratório e descritivo e, por se tratar de uma amostragem intencional, apresenta limitações quanto a inferências dos resultados. No entanto, espera-se que as considerações feitas possam enriquecer as discussões sobre o tema, ainda carentes em trabalhos acadêmicos.

Palavras-chave: Educação corporativa. Universidade corporativa. Chief learning officer.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v10i27.278
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