Resumo
Objetivo – Este artigo propõe um modelo integrado de três estágios para testar o impacto das capacidades de TI ao nível da firma.
Metodologia – O modelo de avaliação foi construído a partir das seguintes fases de pesquisa: i) avaliação das variáveis por especialistas das áreas de TI e de negócios; ii) pesquisa pré-teste; e iii) pesquisa piloto. A pesquisa completa foi aplicada a gerentes das áreas de TI e de negócios nas maiores organizações do Brasil, e foi analisada por meio de Modelagem por Equações Estruturais.
Resultados – Os resultados da pesquisa completa nos permitem tirar conclusões sobre as relações que existem entre as capacidades de TI, a qualidade da informação e o desempenho de processos. O desempenho de processos intermedeia parcialmente o impacto das capacidades de TI no desempenho da firma.
Contribuições – Os resultados apresentados contribuem para aspectos acadêmicos e de gestão, pois permitem: i) replicar o modelo em outros contextos de pesquisa (nacional e internacionalmente) e avaliar as melhorias incrementais das capacidades de TI no desempenho da firma; ii) identificar indicadores de desempenho intermediários, associados ao uso de TI, e a concentração de energia das organizações na mensuração dos efeitos de TI nos processos de negócios; iii) adotar um modelo de análise horizontal do desempenho de TI em grandes firmas, a partir da perspectiva de gerentes de negócios e de TI.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.