O novo Ibovespa é a melhor opção de investimento?
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Ibovespa
Teoria de Carteiras
Índice de Sharpe.

Como Citar

Goulart Serra, R., & Toshiro Nakamura, W. (2016). O novo Ibovespa é a melhor opção de investimento?. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(59), 87–107. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i59.2541

Resumo

Objetivo – Verificar se o Ibovespa, Antigo ou Novo, seria a melhor opcao para os investidores, considerando as possibilidades de investimentos(sem e com risco) no mercado brasileiro. Deveria o investidor colocar a parcela do seu dinheiro que escolhe alocar ativos com risco no Ibovespa Novo? Existiriam opcoes mais eficientes para os investidores?

Metodologia – Utilizou-se da moderna teoria de carteiras para a determinacao da carteira T a partir de uma amostra de 118 acoes por 34 trimestres. A igualdade de medias e variancias foi testada por meio de testes parametricos e nao parametricos, conforme o caso. 

Resultados – Estudando o Ibovespa Novo (calculado retroativamente) pelo periodo de 1o de janeiro de 2003 a 30 de abril de 2014, concluiu-se que, (i) analisando o periodo todo, (a) o Ibovespa Novo foi dominado por uma carteira obtida seguindo-se os conceitos da moderna teoria de carteiras (carteira T) e (b) o Ibovespa Novo dominou o Ibovespa Antigo; e (ii) analisando os 34 quadrimestres, o Ibovespa Novo foi dominado pela carteira T em 13 dos 18 quadrimestres (72,2% dos casos) em que houve dominancia estatisticamente verificada.

Contribuições – O artigo contribui com o estudo do Ibovespa Novo, oferecendo 118 acoes para a formacao da carteira T e por um período de 34 trimestres. Nao se tem conhecimento de outros artigos que estudaram o Ibovespa Novo. Conclui-se, para o periodo analisado, que o investidor teria, na carteira T, uma melhor opcao de investimento do que o Ibovespa Novo.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i59.2541
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.