Resumo
A partir dos estudos de Gardner, se tomou conhecimento de que o ser humano é dotado de oito inteligências múltiplas (IM): linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Adotando esta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo identificar divergências no desenvolvimento das IM do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Marechal Cândido Rondon, em relação aos cursos de Administração, de Geografia, de História e de Letras, bem como entre as turmas do curso de Ciências Contábeis e entre os gêneros deste curso, que justifiquem a proposição de estratégias de ensino específicas para tal curso, suas turmas e gêneros. Para análise, utilizaram-se os percentuais médios das IM, o teste ANOVA e o teste de Scheffé. As análises apontaram que o curso de Ciências Contábeis difere do curso de Letras em relação ao desenvolvimento da IM lógico-matemática dos cursos de História e de Letras em relação ao desenvolvimento da IM linguística e do curso de Geografia em relação ao desenvolvimento da IM naturalista. Entre as turmas, encontraram-se diferenças no desenvolvimento da IM linguística do segundo e do quarto anos; da IM interpessoal no primeiro e no segundo anos, bem como no segundo e no terceiro anos. Não se encontraram diferenças estatisticamente significantes quanto ao desenvolvimento das IM entre os gêneros. Conclui-se que o curso deve estimular o desenvolvimento da IM linguística com atividades que envolvam leitura, resenha, debates e seminários e embasar tais métodos principalmente na IM lógico-matemática por meio de trabalhos com cálculos e análises ou dinâmicas que exijam raciocínio lógico.
Palavras-chave: Inteligências múltiplas. Graduação em Ciências Contábeis. Estratégias de ensino.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.