Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal analisar e descrever como a responsabilidade social e ambiental está integrada na envolvente de marketing de uma unidade franqueada da Companhia Coca-Cola. Ao encontro das percepções de Karna, Hansen e Juslin (2001), a envolvente de marketing é descrita, baseada em três níveis hierárquicos: marketing estratégico, estrutural e funcional. Neste sentido, realizou-se uma abordagem qualitativa com estudo de caso, no qual os dados foram coletados, por meio de entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas no processo de gestão ambiental e social da empresa franqueada. No tratamento dos dados foi utilizada análise de conteúdo. Na percepção dos entrevistados, a empresa encontra-se em um avançado processo de integração em toda a organização de uma cultura de marketing verde, principalmente, pela relação de franqueado, mantida com a Companhia Coca-Cola. Observou-se que a empresa franqueada, bem como a companhia, de modo geral, encontram-se numa situação pró-ativa em termos de marketing verde, mesmo que o ambiente institucional não cumpra com o seu papel na plenitude.
Palavras-chave: Marketing verde. Gestão ambiental. Responsabilidade social. Responsabilidade ambiental.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.