O Paradoxo das Estratégias Multidomésticas num Mundo Global: testemunho das estratégias de “não-mercado” nos países em desenvolvimento
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Palavras-chave

Estratégias de não-mercado. Competitividade. Controle social.

Como Citar

Rufín, C., Parada, P., & Serra, E. (2008). O Paradoxo das Estratégias Multidomésticas num Mundo Global: testemunho das estratégias de “não-mercado” nos países em desenvolvimento. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 10(26), 63–85. https://doi.org/10.7819/rbgn.v10i26.204

Resumo

Este artigo pretende analisar o desenvolvimento e a natureza das estratégias de “não-mercado” adotadas por diversas entidades de serviço público americanas e espanholas que entraram nos mercados sul-americanos a partir dos anos 90 com vista a proteger as suas atividades da instabilidade institucional. O nosso objetivo é analisar a variação nas estratégias de “não-mercado” nas várias empresas, de forma a identificar eventuais padrões que possam ser desenvolvidos como propostas. Tendo em conta os dados secundários e as entrevistas com os executivos das empresas, identificamos uma extensa variação nas estratégias de “não-mercado”, seguidas pelas empresas estrangeiras que entram num novo mercado. Também detectamos indícios de uma convergência das estratégias de “não-mercado” em torno de um padrão multidoméstico. O nosso trabalho sustenta a tese de aproximação da estratégia de “não-mercado” a uma perspectiva integrada com uma estratégia competitiva. Também evidencia o papel fundamental das condições no mundo dos negócios e especialmente o nível e a forma do controle social sobre o negócio, moldando as opções da estratégia de “não-mercado”.
Palavras-chave:
Estratégias de não-mercado. Competitividade. Controle social.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v10i26.204
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