Resumo
Este artigo investiga o comportamento do consumidor on-line com base no fluxo, definido como a sensação holística que as pessoas sentem quando agem com total envolvimento em uma atividade (CSIKSZENTMIHALYI, 1975). Emprega-se essa teoria para melhor compreender o comportamento de compra pela Internet, embora seja um conceito ainda confuso na literatura do comportamento do consumidor, pois que não existe um consenso a respeito de quais os fatores antecedem, caracterizam ou são conseqüências do estado de fluxo. Desse modo, esta pesquisa buscou identificar os construtos, relacionados ao estado de fluxo, que devem fazer parte de um esquema de comportamento de compra on-line, além de indicar qual a sua aplicabilidade para o alcance da satisfação do consumidor na compra pela rede. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de caráter descritivo com aplicação de um survey junto a uma amostra de 237 consumidores do varejo eletrônico. Os dados coletados foram analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Os resultados indicaram que o ambiente on-line e a telepresença antecedem o fluxo que, por sua vez, está associado ao comportamento exploratório, efeito positivo do processo de navegação, compra e satisfação com o processo de compra.Palavras-chave:
Fluxo. Internet. Comportamento de compra. Telepresença. Ambiente de loja.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.