Comportamento do Consumidor On-line: a perspectiva da teoria do fluxo
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Palavras-chave

Fluxo. Internet. Comportamento de compra. Telepresença. Ambiente de loja.

Como Citar

Farias, S. A. de, Kovacs, M. H., & Silva, J. M. da. (2008). Comportamento do Consumidor On-line: a perspectiva da teoria do fluxo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 10(26), 27–44. https://doi.org/10.7819/rbgn.v10i26.203

Resumo

Este artigo investiga o comportamento do consumidor on-line com base no fluxo, definido como a sensação holística que as pessoas sentem quando agem com total envolvimento em uma atividade (CSIKSZENTMIHALYI, 1975). Emprega-se essa teoria para melhor compreender o comportamento de compra pela Internet, embora seja um conceito ainda confuso na literatura do comportamento do consumidor, pois que não existe um consenso a respeito de quais os fatores antecedem, caracterizam ou são conseqüências do estado de fluxo. Desse modo, esta pesquisa buscou identificar os construtos, relacionados ao estado de fluxo, que devem fazer parte de um esquema de comportamento de compra on-line, além de indicar qual a sua aplicabilidade para o alcance da satisfação do consumidor na compra pela rede. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de caráter descritivo com aplicação de um survey junto a uma amostra de 237 consumidores do varejo eletrônico. Os dados coletados foram analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Os resultados indicaram que o ambiente on-line e a telepresença antecedem o fluxo que, por sua vez, está associado ao comportamento exploratório, efeito positivo do processo de navegação, compra e satisfação com o processo de compra.
Palavras-chave:
Fluxo. Internet. Comportamento de compra. Telepresença. Ambiente de loja.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v10i26.203
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