Estilos de aprendizagem e desempenho acadêmico na Educação a Distância: uma investigação em cursos de especialização
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Estilos de aprendizagem
Desempenho acadêmico
Educação a distância.

Como Citar

Mendes da Silva, D., Araujo Leal, E., Moura Pereira, J., & Dutra de Oliveira Neto, J. (2015). Estilos de aprendizagem e desempenho acadêmico na Educação a Distância: uma investigação em cursos de especialização. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(57), 1300–1316. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i57.1852

Resumo

Objetivo –Identificar se os estilos de aprendizagem impactam o desempenho acadêmico nas atividades de avaliação online e presencial na modalidade de Educação a Distância.

Método – Os estilos de aprendizagem foram mapeados com a utilização do Índice dos Estilos de Aprendizagem (ILS) de Felder e Soloman (1991). Para a análise dos dados foi adotada a metodologia de modelos lineares generalizados e para avaliar o efeito dos fatores utilizou-se o teste de Wald.

Fundamentação teórica – A pesquisa fundamenta-se na teoria cognitiva. O Modelo de Felder e Silverman (1988) embasa o ILS de Felder e Soloman (1991), que classifica os estilos de aprendizagem em quatro dimensões: Ativo/Reflexivo; Sensorial/Intuitivo; Visual/Verbal; Sequencial/Global.

Resultados – (i) o perfil preponderante da amostra é composto pelos estilos: ativo, sensorial, verbal e sequencial; (ii) os estilos de aprendizagem impactaram o desempenho acadêmico apenas na dimensão Ativo/Reflexivo; (iii) foram encontradas diferenças significativas entre a média das atividades de avaliação online e presencial apenas na dimensão Sensorial/Intuitivo; (iv) as médias das notas das atividades de avaliação online são maiores em todas as dimensões de estilos.

Contribuições – Contribuição para: (i) os professores, na escolha e modelagem das estratégias de ensino, ou seja, adotar técnicas de ensino adequadas às características dos estudantes; (ii) os estudantes conhecerem o seu estilo de aprendizagem, para entender e desenvolver novas estratégias de aprendizagem; (iii) os gestores educacionais, que poderão empregar o conhecimento sobre os estilos de aprendizagem para estruturar o AVA com melhor aproveitamento de recursos e favorecendo o aprendizado dos alunos.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i57.1852
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.