Um Estudo dos Portais Corporativos como Instrumento de Externalização do Conhecimento Explícito em Universidades
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Palavras-chave

Portal corporativo. Universidade. Conhecimento explícito.

Como Citar

Gaspar, M. A., Donaire, D., Santos, S. A. dos, & Silva, M. C. M. (2009). Um Estudo dos Portais Corporativos como Instrumento de Externalização do Conhecimento Explícito em Universidades. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 11(31), 119–133. https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i31.176

Resumo

Os portais corporativos, viabilizados por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação, capacitam a integração de dados heterogêneos provenientes de sistemas internos de informação, os quais são disponibilizados para acesso e compartilhamento da comunidade interessada. Eles podem se transformar em um importante instrumento de avaliação do conhecimento explícito na organização, à medida que possibilitam trocas de informações mais rápidas e seguras, propiciando assim um saudável ambiente colaborativo. No caso específico de grandes universidades brasileiras, os portais corporativos assumem aspecto fundamental, pois disponibilizam uma enorme variedade e quantidade de informações e conhecimentos, em função da multiplicidade de suas atividades. O presente estudo objetiva investigar aspectos importantes do conhecimento explícito exteriorizado pelas universidades pesquisadas mediante a análise do conteúdo disponibilizado em seus portais corporativos. O estudo teve caráter exploratório, com a prospecção, por meio de observação direta, dos conteúdos existentes nos portais corporativos de duas universidades públicas e outras três privadas. Realizou-se uma análise comparativa dos conteúdos existentes nesses portais, que pode ser útil para avaliar sua utilização como fator de otimização do conhecimento explícito gerado na universidade. Como resultado, pôde-se verificar a existência de importantes diferenças, tanto na composição, quanto no conteúdo dos portais corporativos das universidades públicas em relação às universidades privadas. As principais distinções dizem respeito ao tipo de serviços disponibilizados e à destinação das informações encontradas, que têm como foco o atendimento a diferentes públicos-alvo. Assim sendo, pôde-se concluir que as universidades privadas pesquisadas privilegiam os processos mais gerais relacionados ao atendimento do aluno, ao suporte para os cursos oferecidos e à divulgação de informações destinadas ao público interessado em ingressar na instituição, enquanto que as universidades públicas analisadas priorizam informações mais específicas, direcionadas à disseminação da pesquisa desenvolvida internamente ou em caráter institucional.

Palavras-chave: Portal corporativo. Universidade. Conhecimento explícito.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i31.176
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