Resumo
A pesquisa realizada abordou aspectos críticos ao processo de gestão do conhecimento a partir da análise de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas aos indivíduos trabalhadores do conhecimento e às organizações responsáveis pela gestão do processo. No presente trabalho, desenvolveu-se uma caracterização do processo de gestão do conhecimento e conceituaram-se os trabalhadores da informação e do conhecimento. O conceito de competência foi discutido e especialistas no assunto emitiram pareceres sobre competências críticas ao processo de gestão do conhecimento. Os pareceres foram organizados e analisados por intermédio do método Delphi. Os resultados alcançados agregam valor ao contexto da administração por abordarem um recurso extremamente importante às organizações – o conhecimento – e por corroborarem com o seu processo de gestão. A pesquisa identificou aspectos críticos abrangentes e compatíveis com os atuais desafios das organizações, direcionando a gestão do processo a temas importantes como: o colaborador capaz de criar; a organização capaz de converter conhecimento individual em conhecimento organizacional; o compartilhamento do conhecimento enquanto ainda tácito; a maximização do uso do conhecimento organizacional; a geração e preservação de informações e conhecimentos de qualidade entre outros importantes tópicos a serem observados por trabalhadores do conhecimento e por administradores responsáveis pelo processo de gestão do conhecimento.
Palavras-chave: Competência. Gestão do conhecimento. Trabalhador do conhecimento. Competência individual e competência organizacional.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.