Resumo
Objetivo – Compreender as diferentes percepções do composto do varejo
por consumidores da base da pirâmide, a fim de entender nichos específicos
de mercado que são contemplados no segmento da baixa renda.
Metodologia – Survey com 560 casos. Análise de cluster e análise
discriminante.
Resultados – Observou-se a formação de quatro agrupamentos de
clientes, os quais apresentaram diferenças significativas nas características
consideradas para a escolha de um varejista.
Contribuições – Os agrupamentos gerados neste estudo representam
um esforço discriminante para evidenciar as diferenças que existem
entre consumidores até então considerados sobre a mesma égide de
análise, a alcunha de base da pirâmide. Gerencialmente, gestores do
varejo podem avaliar seu composto do varejo, para então direcionar
de forma mais segmentada suas estratégias e operações.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.