Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa que investigou, através do método de estudo de caso, aplicado numa empresa multinacional do setor eletroeletrônico no Brasil, a existência de práticas voltadas à formação de uma memória organizacional explícita para a preservação do conhecimento técnico, bem como a ocorrência de práticas de reutilização desse conhecimento na resolução de problemas técnicos. Memória organizacional é a capacidade da organização se beneficiar das experiências passadas para reagir de forma mais eficaz no presente, caracterizada pela incorporação do conhecimento individual pela organização. A empresa-caso foi pesquisada nas suas unidades brasileiras. Foi empregado um questionário com escala Likert; e as respostas foram estudadas por meio do método de análise fatorial. A pesquisa revelou que, embora os processos de memória organizacional não ocorram de forma efetiva, e apesar das opiniões bastante divididas, existe, sim, alguma preocupação relacionada com a memória organizacional tecnológica explícita e com relação à reutilização do conhecimento. Ademais, os sujeitos de pesquisa indicaram que há disponibilidade suficiente de informações de uso coletivo para resolverem seus problemas técnicos.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Gestão do conhecimento. Indústria eletrônica.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.