Resumo
Neste artigo analisamos a existência de complementaridade entre o desenvolvimento interno de P&D e os acordos de cooperação em P&D das empresas industriais inovadoras. A análise é feita no contexto das oportunidades tecnológicas espanholas (industriais e não industriais) e dos mecanismos de proteção (legais e estratégicos). O banco de dados utilizado é o Community Innovation Survey, baseada na economia espanhola, ea técnica de regressão empregada é a correção de Heckman em dois estágios. Os resultados mostram que há evidências de substituibilidade entre a P&D interna e os acordos de cooperação em P&D e que as oportunidades tecnológicas não industriais e os mecanismos estratégicos de proteção não mostram nenhuma influência estatística sobre o desempenho inovador das empresas. Nós também achamos que as oportunidades tecnológicas não industriais aumentam a probabilidade de inovar das empresas. Por outro lado, as oportunidades tecnológicas industriais não têm efeito sobre a probabilidade de inovar das empresas, mas elas mostram influência sobre o desempenho inovador.Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.