Diferença de Gênero na Percepção de Culpa no Boicote de Consumidores
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Boicote de consumidores. Gênero. Motivações para o boicote.

Como Citar

Cruz, B. de P. A., Pires Jr, R. J. M., & Ross, S. D. (2013). Diferença de Gênero na Percepção de Culpa no Boicote de Consumidores. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(49), 504–523. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i49.1357

Resumo

Estudos no Brasil sobre boicote de consumidores ainda apresentam lacunas, inclusive teóricas. O objetivo deste artigo é apresentar a diferença significativa entre a percepção de culpa das mulheres em relação aos homens em um caso específico de uma empresa multinacional que comercializa produtos no Brasil. Para isso, validou-se a escala de motivações para o boicote (KLEIN, SMITH, JOHN, 2004) a partir de 281 respondentes de duas instituições de ensino superior no estado do Rio de Janeiro e verificou-se, por meio de uma regressão, a diferença entre os sexos a partir de um dos fatores da validação da escala (percepção de culpa). Os resultados demonstram que dos quatro fatores encontrados na análise fatorial, apenas o fator “Percepção de culpa” mostrou-se significativo na diferença das médias entre homens e mulheres (p < 0,002). Isso significa compreender que mulheres se sentem mais culpadas que homens no que diz respeito às motivações para boicote na amostra utilizada neste estudo. Esse resultado demonstra a relevância deste artigo para a área de Marketing. Além disso, alguns desdobramentos históricos, antropológicos e psicológicos são apresentados no final do artigo. Entender a culpa e a relação com a construção social da mulher mostrou-se um desdobramento necessário para dar robustez aos resultados empíricos encontrados nesta investigação.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i49.1357
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.