Ao Mestre com Carinho: relações entre as qualificações docentes e o desempenho discente em Contabilidade
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Palavras-chave

Contabilidade. Qualificação docente. Desempenho discente. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. Brasil.

Como Citar

Miranda, G. J., Nova, S. P. de C. C., & Cornacchione Jr, E. B. (2013). Ao Mestre com Carinho: relações entre as qualificações docentes e o desempenho discente em Contabilidade. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(48), 462–480. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1351

Resumo

Os estudiosos da área contábil, que discutem o ensino da Contabilidade, apontam dois tipos de qualificação essenciais ao quadro docente de um curso de Ciências Contábeis: a qualificação acadêmica (Qac), que se refere à preparação do docente para a pesquisa, e a qualificação profissional (Qpr), caracterizada pela ligação que o docente mantém com as práticas profissionais vigentes no mercado de trabalho. A literatura da área educacional que discute o ensino na universidade, por sua vez, aponta uma terceira: a qualificação pedagógica (Qpe), que diz respeito à preparação sistematizada para o exercício da docência no ambiente universitário. Em razão do baixo desempenho dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), esta pesquisa teve como propósito investigar as relações existentes entre o desempenho discente e a qualificação docente. Como forma de identificar variáveis concernentes à qualificação do corpo docente, foi desenvolvido e validado um questionário, aplicado a 218 instituições de ensino superior (IES) que ofertam cursos de graduação em Contabilidade. Essas variáveis foram confrontadas com o desempenho dos alunos concluintes por instituição, apurado com base no Enade, utilizando regressão linear e análise de correlação. Os resultados apurados mostram que os cursos que apresentam as maiores notas na avaliação Enade são aqueles que possuem também os maiores níveis de qualificação acadêmica (professores titulados, pesquisas e publicações). Esses resultados sugerem que o investimento por parte do governo e das próprias IES na oferta de programas de pós-graduação stricto sensu poderá elevar o nível de desempenho discente em Ciências Contábeis.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1351
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