Balanced Scorecard: um estudo empírico sobre pequenas e médias empresas
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Avaliação de desempenho. PME. Portugal.

Como Citar

Machado, M. J. C. V. (2013). Balanced Scorecard: um estudo empírico sobre pequenas e médias empresas. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(46), 129–148. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i46.1175

Resumo

A teoria atribui vantagens ao Balanced Scorecard como método de avaliação de desempenho, em comparação a medidas exclusivamente financeiras. O presente estudo tem como objetivo analisar as taxas de utilização e a difusão do conhecimento sobre o Balanced Scorecard nas pequenas e médias empresas industriais portuguesas, pesquisando a existência de fatores que expliquem por que o método não é conhecido em todas as empresas. Foram realizadas entrevistas com os responsáveis pela contabilidade gerencial de 58 empresas industriais localizadas em onze distritos portugueses. As evidências reunidas permitem concluir que muito poucas empresas utilizam o Balanced Scorecard e que a maioria dos responsáveis entrevistados não o conhece. A pesquisa de fatores explicativos permite concluir que o conhecimento desse método está associado a características individuais dos responsáveis pela contabilidade gerencial, como formação acadêmica e idade, bem como características da própria empresa, com tamanho.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i46.1175
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.