Teorias de Negócios Internacionais e a Entrada de Multinacionais no Brasil de 1850 a 2007
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Gestão Internacional. Multinacionais no Brasil. Teorias de Internacionalização. Dunning.

Como Citar

Amatucci, M., & Avrichir, I. (2008). Teorias de Negócios Internacionais e a Entrada de Multinacionais no Brasil de 1850 a 2007. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 10(28), 234–248. https://doi.org/10.7819/rbgn.v10i28.114

Resumo

Este artigo analisa a aplicabilidade das principais teorias de internacionalização de empresas multinacionais no Brasil, por meio de cinco fases da economia brasileira que vão de 1850 até a atualidade, buscando determinar o poder de explicação de cada teoria diante dos fluxos de investimento direto estrangeiro (IED) no país. Conclui-se que existe uma relação de contingência entre as teorias e as fases da economia, e estabelece esta relação através de uma tabela; conclui ainda que a teoria com maior capacidade explicativa no período considerado é o paradigma eclético de Dunning, em particular devido à consideração da Localização. Proposições teóricas são erguidas e têm como corolários contribuições para a pesquisa futura.

Palavras-chave: Gestão Internacional. Multinacionais no Brasil. Teorias de Internacionalização. Dunning.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v10i28.114
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.