Resumo
Este trabalho tem por objetivo verificar como os indivíduos tratam as informações num processo de decisão quando têm interesses em atingir resultados previamente estabelecidos. Utilizou-se uma tarefa decisória multicritério, solucionada com o auxílio de um SAD. O método de pesquisa foi experimental, utilizando grupos experimentais divididos pelo nível de conhecimento acerca do objeto de decisão (carros populares). Também foram inseridas mais duas variáveis independentes no experimento, a qualidade da informação e a complexidade da tarefa. As três variáveis, uma de sujeito (nível de conhecimento) e duas de tarefa (complexidade da tarefa e qualidade da informação) foram inseridas com o intuito de testar variações na utilização da informação por parte dos decisores. Concluiu-se que os indivíduos cometem maior número de transgressões intencionalmente na atribuição de pesos, ou seja, transgridem axiomas do método multicritério para escolher determinada alternativa. Também não há relação entre a linearidade do processo e as transgressões, descartando a linearidade como explicação para as transgressões. O resultado desse estudo fornece indícios para comprovar que os decisores possuem valores tão fortemente arraigados na sua estrutura de conhecimento no início do processo decisório, e que, esses valores guiam todo processo subseqüente.
Palavras-chave: Processo de escolha. Teoria da imagem. Especialistas. Novatos.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.