O efeito benéfico da participação dos acionistas nas assembleias gerais: evidência no contexto da qualidade da auditoria
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Assembleias gerais
qualidade da auditoria
governança corporativa
reguladores
acionistas institucionais

Cómo citar

Bazrafshan, A., Banaiy, A., & Bazrafshan, V. (2021). O efeito benéfico da participação dos acionistas nas assembleias gerais: evidência no contexto da qualidade da auditoria. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(1), 81–103. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4096

Resumen

Objetivo – Este trabalho tem como objetivo de investigar como a participação dos acionistas nas assembleias gerais (PAAG) afeta a qualidade da auditoria.

 

Metodologia – Medimos a PAAG como uma porcentagem das ações representadas pelos acionistas que participam da assembleia geral. Medimos a qualidade da auditoria por meio da especialização do auditor no setor, tamanho da firma de auditoria e honorários do auditor. Para investigar a relação entre a PAAG e a qualidade da auditoria, utilizamos uma amostra de 576 empresa-anos do mercado de capitais do Irã, entre 2012 e 2018, e empregamos a análise de regressão multivariada.

 

Resultados – Os resultados mostram que, em geral, há uma relação insignificante entre a PAAG e a qualidade da auditoria. Entretanto, revelamos que há uma associação positiva e significativa entre a presença de acionistas institucionais nas assembleias gerais e a qualidade da auditoria. Além disso, para as empresas com uma grande presença de acionistas institucionais em suas assembleias gerais, há uma relação significativa e positiva entre a participação dos outros acionistas nas assembleias gerais e a qualidade da auditoria. Nossos resultados são robustos quanto à variedade de testes adicionais.

 

Contribuições – Coletivamente, os resultados revelam que o impacto da PAAG na qualidade da auditoria está condicionado à presença de acionistas institucionais nas assembleias gerais. Os resultados fornecem outras percepções no conjunto de evidências sobre os efeitos benéficos da PAAG.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4096
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.