Processo de estratégia de marketing: analisando as relações sequenciais entre suas atividades estratégicas
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Palabras clave

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Cómo citar

Finoti, L. L., Toaldo, A. M. M., Schwarzbach, L. . C., & Marchetti, R. Z. (2019). Processo de estratégia de marketing: analisando as relações sequenciais entre suas atividades estratégicas. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(4), 767–787. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i5.4031

Resumen

 

Objetivo – O objetivo deste artigo foi analisar as atividades inerentes à elaboração da estratégia de marketing. Nosso objetivo foi testar sequencialmente as relações entre as atividades pertencentes aos processos de formulação e implementação da estratégia de marketing.  

 

Metodologia – Coletamos dados de 105 empresas por meio de um estudo transversal online, usando a modelagem de caminho por Mínimos Quadrados Parciais (PLS, na sigla em inglês) para a análise de dados. 

 

Resultados – Considerando a formulação de estratégias de marketing, nossos resultados mostram que a qualidade da comunicação influencia positivamente a integração interfuncional que, por sua vez, afeta o consenso estratégico. Sobre a implementação da estratégia, descobrimos que o comprometimento de recursos é influenciado pelo consenso estratégico e influencia a ênfase nas capacidades de marketing.  

 

Contribuições – A principal contribuição deste estudo são as relações estabelecidas entre as atividades do processo de estratégia de marketing. Mudamos o foco da investigação, de causas e consequências do processo estratégico para a análise da forma com que cada elemento contribui para a dinâmica do processo. Também contribuímos para o fluxo da pesquisa sobre a elaboração de estratégias de marketing, explicando como a formulação e implementação da estratégia de marketing podem ser relacionadas por meio do consenso estratégico. 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i5.4031
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