Um modelo de mediação múltipla em cadeia que vincula as inovações estratégica, de gestão e tecnológica à competitividade de empresas
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

inovação estratégica
inovação de gestão
inovação tecnológica
competitividade de empresas
mediação múltipla em cadeia

Cómo citar

Han, C., & Gao, S. (2019). Um modelo de mediação múltipla em cadeia que vincula as inovações estratégica, de gestão e tecnológica à competitividade de empresas. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(4), 879–905. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i5.4030

Resumen

Objetivo – Este estudo tenta construir uma estrutura integrada para discutir a influência de três tipos de inovações – a estratégica, de gestão e a tecnológica – na competitividade de empresas. 

 

Metodologia – Respostas pareadas de pesquisa foram coletadas de 303 empresas localizadas na China. Uma análise fatorial confirmatória foi implementada com o software SPSS AMOS para verificar a confiabilidade e a validade de todas as medidas através da modelagem estrutural de equações. Quatro hipóteses foram examinadas empiricamente com a Macro SPSS PROCESS em combinação com uma técnica de bootstrapping corrigida por viés para testar o modelo de mediação múltipla em cadeia que liga as inovações estratégica, de gestão e tecnológica à competitividade de empresas. 

 

Resultados – Embora as inovações estratégica, de gestão e tecnológica sejam realizadas em diferentes níveis organizacionais, elas formulam uma estrutura holística para melhorar conjuntamente a competitividade das empresas. A inovação estratégica fortalece a competitividade de empresas por três rotas paralelas, ou seja, através da inovação da gestão, da inovação tecnológica e do mecanismo de mediação em série das inovações tecnológicas e de gestão. Além disso, o efeito da mediação da inovação da gestão é significativamente mais forte que o da inovação tecnológica. 

 

Contribuições – Este estudo integra as inovações estratégica, de gestão e tecnológica ao processo de melhoria da competitividade de empresas para explicar suas influências conjuntas, desafiando o paradigma convencional de que diferentes tipos de inovações são investigados separadamente. Fluxo, troca e combinação de conhecimento entre domínios são realizados dentro do amplo construto da inovação.  

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i5.4030
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.