Resumen
Objetivo – O objetivo deste artigo é identificar a influência do tipo de liderança no desempenho da equipe de projetos, conforme os métodos aplicados na gestão de projetos de desenvolvimento de software.
Metodologia – Foi usado um método de natureza quantitativa pela aplicação da pesquisa, tipo Survey, com praticantes da área de projetos com equipes de desenvolvimento de software. A amostra foi composta de 245 respostas válidas, dividas em métodos tradicionais e não tradicionais. As respostas foram analisadas via modelagem por equações estruturais com abordagem metodológica confirmatória.
Resultados – Identificou-se que os três estilos de liderança (transacional, transformacional e empoderamento) avaliados se relacionam de forma positiva com o desempenho da equipe, como já identificado em estudos anteriores. Entretanto, o método de gestão de projetos não influencia a relação existente entre a liderança e o desempenho da equipe.
Contribuições – A contribuição teórica e prática deste artigo é a constatação que o tipo de gestão do projeto de desenvolvimento de software (método ágil ou tradicional) não é relevante para a escolha do líder da equipe, destacando-se que o importante é o investimento no desenvolvimento desta liderança, como medida para incrementar o desempenho da equipe, permitindo uma flexibilidade na atuação dos gestores.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.