Cadeias globais de valor, redes de negócios, estratégia e negócios internacionais: convergências
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Palabras clave

Cadeias globais de valor. Redes de negócios. Convergência da literatura. Estratégia de negócio. Negócios internacionais

Cómo citar

Humphrey, J., Todeva, E., Armando, E., & Giglio, E. (2019). Cadeias globais de valor, redes de negócios, estratégia e negócios internacionais: convergências. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21, 607–627. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i4.4014

Resumen

Objetivo – O objetivo deste artigo é esclarecer a distinção entre as cadeias globais de valor e as vertentes selecionadas da literatura sobre negócios; redes de negócios, estratégia e negócios internacionais. Essas quatro áreas de pesquisa têm perguntas iniciais muitas vezes diferentes e os públicos a que se dirigem também diferem. Houve tentativas de estabelecer ligações entre essas teorias, mas isso é uma exceção, e não a regra.

 

Metodologia – Os princípios e conceitos básicos das quatro áreas são identificados. Os resultados foram usados para desenvolver uma matriz resumida das abordagens. Nossa via metodológica é indutiva e inferencial, pois a tarefa envolve a busca de semelhanças, complementaridades e sobreposições entre as quatro disciplinas de ciências sociais.

 

Resultados – A literatura dos campos estudados se sobrepõe às questões que tentam entender, mesmo que não usem terminologia idêntica. As quatro áreas defendem o mesmo princípio na compreensão do campo organizacional: a complexidade. As empresas são incentivadas a realizar trocas com outras empresas.

 

Contribuições – A contribuição teórica deste artigo baseia-se na ideia de que, embora os quatro campos de pesquisa – CGV, redes de negócios, estratégia e negócios internacionais – avancem de forma independente, origens comuns podem ser observadas, permitindo um conjunto de proposições comuns.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i4.4014
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