Resumen
Objetivo – O objetivo desta pesquisa é examinar a influência do mindset na reação dos consumidores a um evento negativo envolvendo uma marca corporativa.
Metodologia – Realizamos dois estudos, um qualitativo e um quantitativo. No primeiro, mostrou-se aos participantes uma foto do incidente com uma legenda e realizaram-se entrevistas pessoais com os consumidores da categoria envolvida no evento, ou seja, pimentas verdes. No segundo, mostrou-se aos participantes a mesma imagem do primeiro estudo e eles responderam a uma série de questionários que avaliam o mindset, a confiança da marca e a intenção de compra.
Resultados – O primeiro estudo mostrou a presença de um tema envolvendo estabilidade x maleabilidade das marcas, usado para explicar a decisão de confiar na marca ou comprá-la novamente ou não. O segundo estudo mostrou uma relação positiva entre um mindset de crescimento e confiança da marca. Da mesma forma, a confiança da marca foi relacionada positivamente à intenção de compra. O modelo de classe latente mostrou que as duas classes com níveis mais altos de mindset de crescimento tinham maior probabilidade de confiar na marca e comprá-la após o evento negativo.
Contribuições – Até onde sabemos, apenas uma pesquisa examinou o papel do mindset na reação dos consumidores após um incidente negativo envolvendo uma marca corporativa. Assim, esta pesquisa tentou responder a um pedido recente de vários estudiosos do comportamento do consumidor para mais pesquisas sobre mindset.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.