La exploración y el desempeño innovador de la compañía – ¿Cómo funciona esta relación?
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Exploration
desempenho inovador
patentes
capacidade de absorção.

Cómo citar

G. P. Moreira, F., V. Torkomian, A. L., & J. C. C. Soares, T. (2016). La exploración y el desempeño innovador de la compañía – ¿Cómo funciona esta relación?. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(61), 392–415. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i61.2635

Resumen

Objetivo – O objetivo enfatizado neste artigo é analisar (1) a relação
entre a estratégia de exploration e o desempenho inovador da firma e
(2) se a capacidade de absorção da firma (CA) modera essa relação.

Metodologia – Método econométrico com uso de dados secundários.
Foram sincronizadas duas bases de dados – Compustat e USPTO – das
quais foram extraídos dados comuns a 275 empresas biofarmacêuticas,
relativos ao período entre 1990 e 2003. A técnica utilizada foi a de
regressão, por meio de modelo binomial negativo.

Resultados – A estratégia de exploration impacta positivamente o
desempenho inovador da firma. No entanto, a excessiva ênfase nessa
estratégia pode neutralizar seus benefícios. A CA da firma, que teoricamente
poderia moderar positivamente a relação curvilinear exploration
vs. desempenho inovador da firma, não cumpre esse papel em todos os
contextos. Isso se deve à existência de trade-offs entre as características
da CA e outros fatores organizacionais.

Contribuições – Este artigo avança no entendimento das teorias da
inovação aberta e da CA. Assim, este estudo sugere que a CA não pode
ser compreendida como uma capacidade unidimensional, autônoma
e localizada unicamente na área de P&D. Aspectos como o poderio
financeiro, o modelo de negócio e as diferentes dimensões da CA da
firma e suas respectivas localizações em sua cadeia de valor devem ser
considerados quando analisados os efeitos que esta pode exercer sobre
a estratégia de exploration.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i61.2635
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.